16 de abril de 2008

Vida e morte do refúgio dos renegados


A história deste reduto do Punk inicia-se em dezembro de 1973, no bairro de Manhattan em Nova Iorque. CBGB & OMFUG (Country Bluegrass Blues and Other Music For Uplifting Gormandizers) não era uma casa de shows de Punk Rock, nem mesmo o seu público era formado por jovens Punks. A princípio, a CBGB (ou somente CB para os mais íntimos) era um clube musical onde o country e o blues eram os estilos que predominavam, assim como o seu público. Tempos após a inauguração, o proprietário Hilly Kristal abriu as portas para o Punk Rock, e bandas americanas como Television, Richard Hell, Johnny Thunders & The Heartbrakes, Ramones, Blondie, Talking Heads, Elvis Costello, Dead Boys e Misfits passaram a se apresentar juntamente com bandas britâncias como Sex Pistols e The Clash, e até mesmo os brasileiros do Ratos de Porão.
Em 2006, a casa não conseguiu um acordo com os proprietários do imóvel (com quem brigava há mais de um ano), o dono, Hilly Kristal, optou por fechar as portas após mais de 30 anos de existência. Kristal afirma que não estava dando conta de pagar o aluguel de US$65.000 (sessenta e cinco mil doletas) mensais que o senhorio exigia. "Eles me querem fora e de qualquer forma não posso pagar."
Para dar adeus à casa, foi realizado um show com a musa do Punk (hoje com 62 anos) Patti Smith. Com a balada Elegie, sucesso dos anos 60, a roqueira encerrou a madrugada do domingo e deixou a platéia aos prantos. Durante a apresentação, Smith mudou a letra da canção "Horses" em homenagem ao clube. A música é da mesma época em que Patti Smith e a CBGB tornaram-se conhecidos. Ela trocou o refrão "Jesus died for somebody's sins but not mine" por "Jesus died for somebody's sins but not for CBGB´s" ("Jesus morreu pelo pecado de alguém, mas não o meu"/ "Jesus morreu pelo pecado de alguém, mas não pela CBGB").
Recentemente, a CBGB reabriu como a nova butique do estilista John Varvatos. A loja mantem as paredes pintadas de preto, forradas de cartazes, flyers e grafites que se acumularam com o passar da existência da casa. Além das peças assinadas por Varvatos, são vendidos LPs de vinil e toca-discos antigos.
O fundador do clube disse em 2006, que há uma possibilidade de reabrir a casa em Las Vegas. Mas os fãs protestam contra essa possibilidade. Para eles, o oeste não comporta o underground.

4 comentários:

Vechiato disse...

Infelizmente a boa música Punk Rock, como o Rock, o Blues, a MPB e o Samba, tiveram sua época auge há 30, 40, 50 anos atrás. Hoje em dia, nos resta a nostalgia não vivenciada dessas bandas.

Abraço.

http://sem-mandamentos.blogspot.com

Ruptured disse...

Muito bom! Assisti há pouco tempo o Live CBGB do D.R.I. Realmente não imaginava que o local tinha esse ar de refúgio dos renegados.

Força Sempre! Brabera!

C. disse...

Olá!!!!
Renan, respondi seu comentário em meu blog, obrigada pela visita. Adicionei .


http://carla-borges.blogspot.com/2008/10/suicdio-sim-ao-som-de-bethoven.html#comments

Metall disse...

Thrash Returns
http://thrashreturns.blogspot.com
Thrash Metal oitentista no sempre volume máximo com discografias inteiras e dvds completos para download.