13 de março de 2008

The Exploited

Se os anos 80 são o alicerce deste blog, nada melhor do que começar com uma das maiores influências do punk rock mundial na década: The Exploited. Formada em Edimburgo, Escócia em 1980, teve durante todos esses anos de grupo, várias mudanças na sua formação, mas mantendo sempre a sua frente como mentor e responsável pela sobrevivência da banda, o letrista/vocalista e praticamente o faz tudo no grupo, Wattie Bucham e seu eterno moicano.
Uma das características dos escoceses é assimilar influências sem descaracterizar o seu estilo original. O início do Exploited mostra uma banda agressiva, som considerado Punk Rock/Hardcore, muito embora já tenham sido classificados na categoria de música Oi!, inclusive saindo em coletâneas deste estilo. No último CD lançado, Fuck the System, é possível perceber uma enorme influência do Metal, e também colagens de ruídos e vozes , que são características de metal industrial e música eletrônica, inclusive desagradando alguns de seus fãs mais assíduos, que gostavam do estilo mais Punk do grupo, nas antigas.
O som agressivo contracena com letras politizadas, contra a mediocridade e a corrupção política, a violência da polícia, as guerras, a religião e a favor dos deserdados não só do seu país, mas mundial. Pra quem não conhece a banda, abaixo segue o link do seu primeiro álbum e a discografia completa pra quem é fã e aprecia o som desse grupo com mais de 27 anos de carreira.

Um comentário:

Aline Wernke disse...

Então é aqui que eu buscarei influências para talvez voltar a curti HXCX?
hahaha